Eu, Sônia iniciei o meu trabalho no Laboratório de Informática – Proinfo na Escola Municipal Dom Bosco em agosto de 2010. Atendendo os alunos da Educação Básica e funcionários do turno matutino e vespertino.
Em agosto somente os funcionários tiveram acesso ao laboratório “Curso de capacitação”(repasse prático) para que, junto comigo manuseassem o equipamento, para melhor conhecer o programa, seus recursos, utilização...
O uso do laboratório pelos alunos teve início em setembro de 2010 com informações, esclarecimentos, conscientizações e a confecção das regras quanto ao uso do laboratório.
Houve um período de atividades somente do Linux “Barra Edubar”, o acesso à internet foi realizado gradativamente.
Para que o laboratório de informática promovesse as mudanças esperadas no processo educativo, foi
elaborado juntamente com a equipe gestora, pedagógica e eu uma proposta de trabalho oferecendo novos recursos para que pudessem desenvolver suas pesquisas, atividades significativas e enriquecedoras aos conteúdos pedagógicos e um quadro de horários.
Ficando assim definido que o professor regente de cada turma deveria planejar o conteúdo a ser trabalhado no laboratório e que deveria ser repassado ao professor técnico de informática com antecedência, para definir melhor as opções de atividades a serem realizadas com o auxílio do equipamento.
O professor regente ficaria totalmente responsável pelo conteúdo trabalhado, não podendo se ausentar do laboratório durante a aula. E eu ficaria encarregado de auxiliar, orientar … o uso dos equipamentos, os recursos/softwares/aplicativos a serem utilizados para a realização das aulas.
As aulas no laboratório de informática são avaliadas periodicamente nos módulos, para tomarmos conhecimento dos resultados obtidos até o momento, a fim de corrigir as falhas e aprimorá-las.
Estamos vivendo um momento de mudanças na área da educação. As novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só nosso modo de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar...
E até o presente momento as aulas propostas no laboratório de informática tem sido satisfatórias e proveitosas, pois além de oferecer um maior acesso a esse recurso tecnológico aos alunos e professores, possibilita assim um contato com as informações diversificadas e atuais e constata-se um desempenho significativo no processo de construção do ensino-aprendizagem, uma vez que é realizado de forma clara e descontraída.
Dessa forma, observa-se uma interação na aprendizagem entre professor e aluno, já que desperta interesse e participação nas aulas apresentadas, além de desenvolver habilidades como oralidade, escrita, interpretação, análise de mapas e imagens, assimilação dos conteúdos abordados, e ainda a prática com a informática.
Portanto, as aulas executadas no Laboratório de Informática vem demonstrando satisfação por parte de professores e alunos, pois os objetivos propostos estão sendo alcançados com êxito.
E espero que o Curso Proinfo – 100 horas só venha a acrescentar, oferecendo inúmeras possibilidades de trabalhos a serem desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário