http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=szNSCklQnWY?ID=417533
RESPOSTA:
Dr. Ladislau Dowbor afirma que a escola deve ser menos lecionadora e mais articuladora, com relação as mudanças que estão surgindo, pois o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola deve está pronta para esta mudança, isto é, não deve está preocupada apenas com o currículo, mas também com toda a proposta . Estamos formando pessoas que daqui a alguns anos estarão inseridas no mercado de trabalho. Ele deixa evidente a sua preocupação de como a escola deve funcionar: a escola deve ser um elo entre trabalho e educação para qualquer pessoa, de qualquer idade. E não aprova o aluno sair da escola sem preparo para ser inserido no mercado de trabalho e defende uma escola voltada para uma educação mais introdutória para futuras atividades profissionais.
Portanto, no nosso cotidiano percebemos a necessidade de se trabalhar conhecimentos mais específico em relação ao uso das novas tecnologias. O que vivenciamos são educadores, gestores, utilizando de forma aleatória os laboratórios de informática sem nenhuma articulação prévia, até mesmo pela falta de formação destes quanto ao uso das novas tecnologias. Vale ressaltar a necessidade da formação para que os profissionais tenham a oportunidade de reorientar sua prática e consequentemente contribuir de forma significativa com o processo ensino aprendizagem. É necessário maior interação e integração aos elementos tecnológicos utilizados na escola para intermediar e melhorar a aprendizagem dos alunos, que devem ser os mais beneficiados com o uso das novas tecnologias.
Vivemos um momento de transição social que se reflete em mudanças significativas na forma de pensar e fazer educação. A utilização das tecnologias nos últimos anos vem contribuindo bastante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando grandes contribuições à educação. E diante de tudo que foi exposto, precisamos repensar a escola como uma instituição democrática de direitos que garante a todos o acesso ao bem social que a educação escolar constitui e que tome as novas tecnologias como paradigma organizador, onde a prática de ensino responda pela melhoria real dos seus alunos, tornando-os reflexivos, críticos, solidários, conscientes e preparados para o desafio do mundo moderno.
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