sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UNIDADE 3 - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Atividade 3.1 

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA (FÓRUM)

O diálogo é indispensável para a vida em sociedade.
É necessário desenvolver mais a arte do diálogo, exercitar mais a escuta e a interpretação daquilo que se ouve.
O melhor caminho para todos os tipos de relação, em todas as situações é o diálogo.
Dialogar é a capacidade de expressar sentimentos, ideias, atitudes e pensamentos.
Estratégias de ensino, com uso de tecnologias podem criar um ambiente de livre expressão:
Relatos de fatos e ou acontecimentos diários; hora da história, fábulas, piadas, charada, charge; auditórios com apresentações; leitura livre individual ou coletiva de fontes diversas, a fim dos alunos escolherem temas ou títulos que se identifiquem utilizando microfone, caixa de som; assistir e relatar filmes; assistir e ou participar de palestras sobre temas em estudo; entrevista; trabalho em dupla no laboratório usando sites educativos e pesquisas; criar texto descritivo com as palavras desconhecidas; jogos educativos no laboratório de informática; debates sobre temas atuais e notícias divulgadas pela mídia articulando estes assuntos com o currículo; apresentações de vídeos, imagens, fotos, músicas e textos que circulam nas várias esferas da sociedade.

Atividade 3.2
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA (DIÁRIO DE BORDO)

O diálogo estreita as relações. É indispensável para a vida em sociedade.
É no diálogo que crescemos, aprendemos a ouvir, a divergir e a respeitar quem diverge de nossos pensamentos.
No diálogo partilhamos, aprendemos e apreendemos.
A ação dialógica permite que os envolvidos contribuam mutuamente para suas formações sentindo-se coparticipantes na construção do conhecimento.
Acreditando nisso, procuro propiciar o diálogo em todas as atividades que desenvolvo.

Atividade 3.3
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA (BLOG)

A professora de ciências e matemática do 8º ano, estudando o tema “A alimentação equilibrada”, solicitou-me uma aula no laboratório de informática para complementar, enriquecer o assunto.
Satisfazendo os anseios da professora e dos alunos: Pesquisaram, coletaram e interpretaram dados estatísticos sobre a desnutrição no Brasil e discutiram as causas, as possíveis soluções e as medidas que o governo vem tomando para combater esse problema.
Pesquisaram sobre o índice de obesidade no Brasil, causas e consequências e possíveis soluções.
Após analise dos dados pesquisados, em momento de debate, houve necessidade de mudanças no plano, aprimoramentos, pois surgiram novas ideias e ações.
Em outra aula no laboratório de informática, os alunos assistiram um vídeo do youtube sobre horta vertical.
Pois se a falta de uma alimentação equilibrada for causada devido a pouco espaço nas metrópoles. Uma das soluções indicadas, é a criação de uma horta vertical.
O objetivo pedagógico foi totalmente alcançado. Juntamente com a professora regente, colocaram em prática o que aprenderam.
Através das tecnologias as aulas estão cada vez mais dinâmicas, aproveitosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário