sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UNIDADE 3 - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Atividade 3.5

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA - (FÓRUM)

A Escola Municipal Dom Bosco, trabalha em seu currículo a Educação Ambiental durante todo o ano letivo.
Neste ano, o foco foi para o tema “Sustentabilidade”.
E juntamente com os alunos do 8º ano, ficou decidido que as turmas trabalhassem a “Reciclagem”.
O objetivo deste trabalho foi de conscientizar os alunos sobre a importância de não lançarmos o lixo em locais impróprios prejudicando assim o meio ambiente e propor mudanças de alguns hábitos que favoreça a sustentabilidade.

A participação dos alunos foi total, adoraram o filme e demonstraram-se preocupados com a grande quantidade de lixo produzido no planeta.
No laboratório de informática o interesse de pesquisar dados atuais e possíveis soluções motivaram cada vez mais os alunos a desenvolverem atitudes e valores fundamentais para a vida e o meio ambiente.
Na confecção de objetos com material reciclável foram muito criativos, demonstrando assim a capacidade de cada um de criação. A exposição encantou a todos.
Durante o desenvolver do projeto, os alunos ficaram tão motivados que houve necessidade de mudanças e aprimoramento, surgiram novas ideias e ações como:
  • Visita de campo:foram em algumas empresas sustentáveis da região, a órgãos governamentais para entrevistas, comércios, êxodo rural...
  • Confecção de panfletos de conscientizações e distribuídos à comunidade.
  • Campanha de material reciclável, envolvendo todos os alunos, funcionários, pais e comunidade.
O resultado do projeto foi gratificante, as mudanças nos alunos estavam visíveis.




RELATO FINAL - (FÓRUM)

O projeto foi um sucesso. Atingiu os abjetivos propostos.
As aulas ministradas no Laboratório de Informática apresentaram resultados satisfatórios, pois os alunos têm a oportunidade de pesquisar, conhecer e vivenciar através da prática atividades sobre os assuntos relacionados ao conteúdo desenvolvido em sala de aula; além de trabalhar a oralidade, escrita, interpretação e assimilação. Dessa forma, percebe-se uma interação no processo ensino-aprendizagem, já que a visualização e a busca pelo assunto proposto desperta interesse e assim o conhecimento se torna mais significativo.
Observa-se que os alunos demonstraram mais interesse durante as aulas, uma vez que há possibilidade de interagir teoria/prática.
Portanto, o método tecnológico contribui no processo ensino-aprendizagem de forma eficiente, já que apresentam recursos acessíveis e coerentes para alcançar os objetivos estabelecidos durante as aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário