CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS
De acordo com o texto de César Coll, “A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto – as intenções e o plano de ação – que preside as atividades, educativas escolares.”
O currículo então é um projeto. Algo a ser construído no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, principalmente educadores e educandos. É um instrumento abrangente, útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor,. E cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem, inclusive adaptando o próprio currículo de acordo com as aptidões, os interesses e as características culturais dos educandos.
Assim, o currículo permite inferir novas atitudes, procedimentos, metodologias, tecnologias para um ensino-aprendizagem de qualidade. E através da integração das mídias ao currículo, que podemos dar nova vida aos conteúdos curriculares, transformando o saber construído antes somente no espaço da sala de aula, hoje expandindo-os através dos recursos tecnológicos, que possibilitem a aprendizagem individual e coletiva em tempo e espaço diferente. Fazendo que o aluno se interesse mais pelas aulas, construa o conhecimento de forma agradável, dinâmica, prazerosa...
Oi Sônia, adorei o blog. Add o telecurso
ResponderExcluirhttp://www.novotelecursoparademinas.blogspot.com/